terça-feira, 12 de outubro de 2010

Layout Parte Dois

O intuito deste meu post é que as pessoas tentem  perceber o espírito ou essência do paisagismo!
Portanto no post anterior falei em vários tipos de layout hoje vou tentar explicar um pouco melhor, como os fazer, dando algumas dicas.

Layout Central ou em Ilha! Talvez um dos layouts mais complicados de fazer, pois é necessário um aquário com uma lateral maior que o normal, para conseguir uma maior possibilidade de escolha de plantas, e também para ser possível transmitir a profundidade pretendida!



Tal como o nome diz este é um layout central, onde as plantas se devem concentrar no centro, em várias pesquisas encontrei que geralmente neste layout as plantas ficam na zona de ouro!


As laterais ficam sem plantas, ou com plantas de tapete, caso não se utilize tapete, areia para esta zona é mais viável!
Neste tipo de layout apenas há um ponto focal, a fauna escolhida ajuda e muito no sucesso deste layout, pois esta vai evidenciar a ilha, caso seja a escolha certa!


Layout côncavo, ou em U! Este é o layout que fica no meio a nível de dificuldade, geralmente é mais fiável em aquários compridos, não é impossível fazer em aquários pequenos, mas o impacto visual nunca será igual!


Este é o layout onde melhor tem que se conseguir conjugar o hardscape e a plantas, estes serão dispostos nos dois extremos do aquário, os dois lados não devem ficar iguais, pois se assim for o aquário irá ficar simétrico, algo que não o pretendido!
Este layout foi "desenvolvido" pelo Takashi Amano, pois foi este que criou a técnica vazio Amano, que consiste em deixar a zona de ouro vazia, mas valorizando-a, deste layout foram criadas várias variantes!

Temos o layout triangular! Este é um layout para aquários de tamanho reduzido ou de aquários altos!




Normalmente este tipo de layout é constituído por 2 triângulos, portanto dividimos a frontal do aquário em 2 triângulos, um que vai ficar vazio, sem qualquer planta, ou inerte e um no substrato, este sim composto por plantas e inertes.
Como conseguir este efeito, pois bem como sabemos as plantas têm alturas diferentes, assim sendo devemos ordenar a colocação destas , as plantas mais altas de um lado e, continuamente estas vão diminuindo de altura, da esquerda para a direita ou vice versa! também se pode conseguir este efeito através da poda das plantas!!


Agora deixo algumas dicas para montar o seu layout!

-Plantas com folha fina devem ficar do meio para o fundo, enquanto que as de folha grande devem ficar mais para  os cantos!
-Plantas de cor vermelha devem ser utilizadas nos cantos, pois na posição central estas parecem mais escuras.
-O hardscape e as plantas, devem ser bem conjugados,pois é possível a criação de sombras!
-As areias criam um belo contraste com o resto do aquário.
-As pedras/rochas devem ser sempre de tamanhos variados e de só um tipo!
-Layouts em que a sua parte frontal é areia, é uma alternativa ao layouts Nature que normalmente se vê!
-Para prender musgos utilizem linha de algodão.
-Musgos, Fetos java, Anubias e Bolbitis são boas alternativas para prender ao harscape e criar efeitos espectaculares!
-As Anubias e os Fetos java não devem ser enterrados no substrato.
-A poda das plantas, deve ser feita quando estas chegam ao topo do aquário!
-As Anubias e os musgos devem ficar na zona frontal.
-A flauta ou a saída do filtro deve estar sempre no lado contrário do difusor do CO2, (nas laterais).
-Quando se utiliza areia e substrato, deve se fazer uma separação com um cartão ou plástico, isto no acto da montagem, depois deve ser nivelado e após isso retirar-se o plástico ou o cartão! Após retirar esta divisão deve-se utilizar pedras para fazer a divisão para não haver misturas de substratos!


Por hoje é tudo até uma próxima!




Sem comentários:

Enviar um comentário